Empreender além-mar: uma boa oportunidade?

Você já pensou em empreender em outro país? Cada vez mais brasileiros estão cruzando o oceano para abrir novos negócios.

Em Portugal não há restrições de investimento em razão da nacionalidade, nem limitações à distribuição de lucros ou dividendos para o estrangeiro.

Segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, desde 2012 já foram concedidas mais de 7 mil Autorizações de Residência para Investimento (ARI) e o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking das nacionalidades, só perdendo para a China.

O primeiro passo é garantir a legalidade no país. Se você não possui cidadania, há alguns caminhos: o mais comum é o Visto D2, para empreendedores. Não há capital mínimo para conseguir esse visto, mas tenha em mãos um bom plano de negócios e toda a documentação necessária quando for ao Consulado.

Se você é um dos raros que têm mais de 500 mil euros para desembolsar, outra possibilidade é o “Golden Visa” para investimentos em imóveis ou fundos de capitalização de pequenas e médias empresas.

Ou então o Startup Visa, voltado a empresas que produzam bens e serviços inovadores, criem empregos qualificados e tenham potencial para atingir um valor de 350 mil euros em três anos ou um volume de negócios superior a 500 mil euros/ano.

A abertura costuma ser rápida. Existe um serviço chamado Empresa na Hora que torna o processo bem prático e sua empresa pode estar de portas abertas em até uma semana.

Depois de chegar a Portugal com o visto aprovado, o próximo passo é entrar com o pedido de autorização de residência, que deve ser renovado anualmente. Após cinco anos, oh pá!, você já pode pedir sua cidadania.

Parece simples, né? Nem tanto... Ser dono de seu próprio negócio é complicado em qualquer lugar do mundo. As oportunidades são boas, Portugal estimula o empreendedorismo, oferece incentivos e novas empresas são bem-vindas, mas além de grana, é preciso conhecimento do mercado português e dos trâmites burocráticos.

Que tal ouvir a voz da experiência e conversar com quem conhece bem sobre a empreitada além-mar?

Ver todas as notícias